O Perito Contábil é o profissional responsável por analisar e validar laudos técnicos periciais. Seu papel é esclarecer ao juiz questões relacionadas a processos em que há a necessidade de compreender encargos financeiros, especialmente no que diz respeito à Justiça do Trabalho.
A Norma Brasileira de Contabilidade, entende como Perícia Contábil um “conjunto de processos técnicos que analisa provas que contribuem para justificar a constatação de casos judiciais mediante um laudo pericial juntamente com seu parecer técnico-contábil”.
O Perito Contábil, quando nomeado pelo Juiz, tem a função de analisar o laudo pericial para que seja possível concluir o processo de forma justa. Ele pode trabalhar em contato com os peritos assistentes indicados pelas partes e possui demandas variadas de acordo com cada caso.
É de fundamental importância que esse profissional siga à risca os prazos determinados pelo juiz, sempre visando apresentar um laudo pericial claro e objetivo. Ele deve garantir uma prova judicial que deve nortear a conclusão e a sentença da ação.
Como é a carreira de um Perito Contábil?
O Perito Contábil pode atuar de acordo com a nomeação feita por um juiz ou como assistente técnico, dando suporte às partes envolvidas no processo. É de fundamental importância que esse profissional tenha capacidades técnicas para pesquisar, examinar, analisar e fundamentar provas em um laudo pericial com seu parecer contábil.
Conforme o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), que regulamenta a área de atuação deste profissional, é necessário ser aprovado em exames para ser magistrado no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis. Além disso, o perito deve se manter atualizado quanto às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), aplicando técnicas técnicas contábeis à perícia.
A função do Perito Contábil – assim como a do assistente técnico – é apresentar pontos contraditórios com base em seus conhecimentos contábeis. Ele pode utilizar técnicas e elementos que possam contribuir para a elaboração do laudo pericial, apontando provas concretas para que o juiz possa decidir o caso.
Lembramos que esse profissional deve apenas fundamentar conclusões de acordo com seus conhecimentos técnicos para estruturar a lauda pericial contábil. Deve ser totalmente imparcial ao caso – mesmo sendo um assistente técnico -, garantindo uma análise conclusiva de acordo com a complexidade do processo.
Tipos de perito contábil
Como mencionamos no início deste artigo, existe hoje uma demanda alta para a contratação de peritos e assistentes técnicos contábeis. As perícias mais comuns são voltadas para a revisão de encargos financeiros contra bancos, em caso de cobranças indevidas ou taxas cobradas sem aviso prévio.
A maior demanda fica para os peritos contábeis trabalhistas, que são nomeados ou indicados por advogados em casos de:
- Apuração das verbas rescisórias
- Cálculo de horas extras
- Adicional noturno
- DSR
Como ser e quanto ganha o Perito Contábil?
O Perito Judicial – independentemente da área de sua atuação – não tem um salário definido para o cargo. Seus serviços são calculados e pagos com base em honorários, que podem ser definidos com a complexidade dos processos.
O pagamento integral dos honorários é feito antes do início da perícia na conta da Justiça, que irá avaliar a proposta juntamente com o perito. Além disso, o valor a ser pago a esse profissional pode ser acordado entre as partes com base nas características do processo e as horas trabalhadas desse perito.
Entenda como funciona o pagamento de honorários do Perito Judicial:
- O Perito Judicial é nomeado e intimado pelo juiz para apresentar sua proposta de honorários.
- O início da análise pericial desse profissional se dá após o pagamento de honorários à justiça.
- Ao entregar o laudo técnico para o juiz, o Perito Judicial recebe a quantia depositada.
O pagamento é feito ao perito após a entrega do laudo. O juiz pode determinar também se ele irá receber os honorários antes de iniciar seu trabalho.
Quanto ganha em média o Perito Contábil?
O pagamento de honorários é a principal remuneração do Perito Contábil. O valor pago irá depender da complexidade do processo, tempo de trabalho gasto pelo perito e os custos envolvidos no caso.
É importante destacar que o pagamento de honorários do perito contábil depende muito do laudo pericial que ele irá avaliar. O valor mais alto pago em honorários pode chegar até R$ 40.000,00.
A participação do perito ao ser nomeado como perito na solicitação de honorários é importante, pois ele deve descrever em detalhes todo o trabalho que será realizado.
– – – – – – – – – – –
Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.