O Perito Criminal Farmacêutico é o profissional que atua em uma das áreas periciais com maior demanda no mercado. Seu papel consiste em cuidar de análises toxicológicas, tendo como atribuição sua formação para atuar em áreas clínicas.
Em média, mais de 17% dos peritos criminais são formados em áreas de Farmácia e/ou Bioquímica, sendo hoje uma das melhores áreas para atuar como perito. Sua formação para atuar como perito requer – em alguns casos – aprovação em concursos públicos específicos.

O Perito Farmacêutico, além de sua formação, deve ser especialista nas áreas de toxicologia, sendo sua responsabilidade possuir outros conhecimentos técnicos específicos da sua área de atuação.
Vamos explicar tudo sobre como é a atuação do Perito Criminal Farmacêutico, e a sua extrema importância para entender como seus conhecimentos são aplicados à análise pericial.

O que faz um perito farmacêutico?

O profissional farmacêutico possui aptidão para atuar como perito assistente técnico, considerando que sua formação garante conhecimentos em: análise de amostras biológicas (sangue) ou não biológicas (droga ou veneno). É comum encontrarmos esses profissionais atuando em órgãos ligados à polícia.

Seus conhecimentos técnicos seguem parâmetros dentro da análise de um laudo pericial, que permite analisar os resultados apresentados no documento. Seu papel é compreender as informações descritivas para a produção de uma lauda pericial com informações claras e objetivas.

O Perito Criminal Farmacêutico pode acompanhar perícias em locais de infração penal, assim como pode obter informações conclusivas por meio da toxicologia forense.

Os exames biológicos também são aplicados ao trabalho do Perito Farmacêutico, podendo esse profissional, por exemplo, identificar a presença de drogas no sangue por meio de exames.

Outra atividades relacionadas ao Perito Criminal Farmacêutico são:

  • Investigar falsificações ou adulterações de medicamentos comercializados
  • Análise e investigação de acidentes químicos
  • Exame de determinados instrumentos utilizados em infrações penais
  • Esclarecer condutas em ações criminosas

Por fim, aplicar seus conhecimentos científicos para compreender ações que podem impactar a vida das partes, direta ou indiretamente.

O principal requisito a ser avaliado antes de contratar um Perito Criminal que atua nesta área é a comprovação do curso em Farmácia.

Lembrando que a especialização em toxicológicas deve ser obrigatório.

Áreas de atuação do Perito Criminal Farmacêutico

Antes de contratar um Perito Criminal Farmacêutico que vai analisar o laudo pericial apresentado pelo Perito Judicial, é importante entender sua atuação no mercado. A fim de explicarmos melhor, listamos abaixo as principais áreas, que tem como embasamento a análise técnica/científica forense.

  • Entomologia: Aplicação de seus conhecimentos técnicos e científicos em procedimentos investigativos criminais.
  • Química: O Perito Farmacêutico pode avaliar provas periciais a partir da análise de substâncias, como drogas (lícitas e ilícitas), adulteração de alimentos, explosivos, pólvoras resilientes de disparos de armas de fogo, etc.
  • Genética/DNA: Pode usar seus conhecimentos técnicos e científicos de genética e biologia molecular. Essa análise pode ser aplicada em testes de paternidade, plantas e microorganismos, provas ou até mesmo em cadáveres.
  • Toxicologia: Esse profissional tem habilitação para aplicar sua análise para compreender agentes tóxicos em matrizes biológicas. Esse teste é muito comum para identificar substâncias lícitas ou ilícitas e drogas que atingem o sistema nervoso central.
  • Hematologia: Ele pode também analisar tipos sangue em humanos assim como classificar a tipagem sanguínea.
  • Bromatologia: Por fim, outra área de atuação de importância desse profissional é analisar e identificar possíveis falsificações, adulterações ou qualquer tipo de alteração em alimentos e/ou bebidas. Seu papel é comum em processos ligados à defesa do consumidor.

Quanto ganha o Perito Criminal Farmacêutico?

O salário do Perito Criminal vai depender da sua atuação profissional, considerando ainda o cargo que ocupa em determinados órgãos. Um profissional de início de carreira, por exemplo, pode ter um salário que chegue a R$ 5.000,00.

Há uma discussão que defende a ideia do salário ser classificado de acordo com a carreira profissional. Isso diz respeito até mesmo para aqueles que seguem na Perícia Farmacêutica.

O papel do perito assistente técnico e criminal é trabalhar de acordo com a imparcialidade no que diz respeito às provas periciais. Mesmo que seja contratado pelas partes para analisar o laudo técnico, o Parecer Final sempre será do juiz ao final do processo.

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.