O Perito Judicial Trabalhista é o profissional de extrema importância durante a análise de um laudo técnico pericial. A maioria dos processos vinculados aos direitos do trabalho são constituídos de fatos divergentes, apontados sempre pelos advogados das partes envolvidas na ação. E são questões que merecem uma avaliação técnica e aprofundada de especialistas sobre determinadas áreas.

Nos casos em que é exigida uma avaliação detalhada sobre o laudo pericial do processo, o juiz deve nomear um Perito Judicial de sua confiança. Ele será responsável por fazer um levantamento de informações e questionamentos técnicos para a conclusão do processo.

É notável que existem hoje diferentes peritos judiciais voltados às questões trabalhistas. Seu papel é avaliar o contexto do processo e contrapor pontos para que o laudo técnico dê embasamento para uma conclusão judicial justa.
Entenda qual é o papel do Perito Judicial Trabalhista e como sua participação o torna um técnico de confiança do juiz.

O que é um Perito Judicial e como ele atua em ações trabalhistas

O Perito Judicial é um técnico ou especialista que possui conhecimentos específicos acerca de sua área de atuação. É um profissional nomeado pelo juiz responsável por avaliar detalhes de um laudo pericial, tendo como objetivo dar embasamento ao magistrado para uma conclusão assertiva dos casos.

É importante lembrar que o juiz não possui total conhecimento sobre determinados assuntos. Dessa forma, ter o apoio de um perito contribui para que ele tenha mais convicção a respeito de análises periciais técnicas.

Dentro do âmbito trabalhista, o Perito Judicial tem o dever de preservar os direitos do trabalho e também da empresa. Neste caso, é um profissional que se mostra totalmente imparcial às partes envolvidas, sendo responsável apenas por apontar os erros que são apresentados por técnicos assistentes em um laudo técnico.

O Perito Judicial Trabalhista se envolve em casos mais complexos e que merecem uma avaliação técnica e profissional, como: saúde do trabalhador, acidentes de trabalho, ambientes insalubres, etc.

A avaliação do laudo de uma perícia judicial trabalhista que deve apresentar o cenário do ponto de vista de profissionais que entendem do assunto. Alguns processos necessitam do Perito Judicial e do assistente técnico, devido à complexidade das partes envolvidas.

Qual o papel de um Perito Judicial Trabalhista?

Para ser um Perito Judicial Trabalhista é importante que esse profissional tenha conhecimentos técnicos a respeito de sua área de atuação. Ele deve apresentar competências a fim de garantir uma análise pericial de maneira assertiva.

O perito trabalhista é responsável por avaliar casos relacionados à Justiça do Trabalho. Esse profissional tem o papel de avaliar as condições que o trabalhador ou empresa (partes) estão submetidas.

No âmbito voltado à defesa do trabalho é importante que esse profissional seja responsável por avaliar questões relacionadas à saúde do trabalhador.

É seu papel também ir até o ambiente de trabalho das partes envolvidas, fazer análises, conversar com os técnicos assistentes indicados pelos advogados. Ou seja, é seu dever analisar tudo com muita precisão a fim de garantir um laudo técnico objetivo para o juiz.

Lembrando da importância da sua imparcialidade em não se envolver nos processos de forma pessoal. Sua análise não pode sofrer influências e deve ser clara para que o juiz possa julgar de forma justa cada caso.

Quanto ganha um Perito Judicial do Trabalho?

O Perito Judicial não possui um salário pré-estabelecido mensalmente, pois seus serviços são pagos por meio de honorários, podendo sofrer variações. O perito, neste caso, recebe de acordo com cada laudo técnico realizado.
A remuneração desse profissional pode variar muito conforme o valor acordado entre as partes, características do processo e a quantidade de horas trabalhadas desse perito no caso.

Porém, como funciona o pagamento do Perito Judicial? Primeiramente, é errado dizer que esse profissional irá receber seus honorários ao final de cada processo. O pagamento é feito após a entrega do laudo, podendo o juiz determinar o quanto ele irá receber antes do perito iniciar seu trabalho.

O acordo para o pagamento do perito judicial funciona da seguinte maneira:

  • O Perito Judicial é nomeado e intimado pelo juiz para apresentar sua proposta de honorários.
  • O início da análise pericial desse profissional se dá após o pagamento de honorários à justiça.
  • Ao entregar o laudo técnico para o juiz, o Perito Judicial recebe a quantia depositada.

O pagamento integral dos honorários deve ser feito antes do início da perícia diretamente na conta da justiça, que irá aprovar a proposta com o perito.

E como funciona o pagamento de honorários para peritos judiciais trabalhistas? É um caso exclusivo que o profissional irá receber apenas ao final do processo. Lembrando que isso é voltado apenas para a Justiça do Trabalho, sendo que o responsável pelo pagamento do perito é a parte perdedora do processo.

O salário de um Perito Judicial Trabalhista não é a garantia de que esse profissional terá estabilidade mês a mês. Por isso, lembramos da importância dos peritos executarem serviços fora do âmbito jurídico.

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.