A regra do Mandado Citatório em um processo judicial é que ela seja pessoal, realizada por um oficial de justiça. Para que ele possa citar uma terceira pessoa, é necessário o Mandado Judicial. Em outras palavras, o Mandado Judicial é um instrumento para que o oficial de justiça possa citar o réu.

Com a nova alteração no Novo CPC de 2015, o réu é citado para contratar um advogado e apresentar a resposta para a acusação. Anteriormente, o réu era citado para ser interrogado diretamente. Neste artigo, vamos falar sobre o Mandado de Citação, prazos e expedição de acordo com o Novo Código de Processo Civil.

Além disso, disponibilizamos para download o modelo para uso em formatos Word e PDF.

 

 

O Que é um Mandado de Citação Expedido?

Mandado Judicial é um instrumento para que o oficial de justiça possa citar o réu. O Mandado deve conter requisitos intrínsecos e requisitos extrínsecos. O documento é redigido por autoridade competente, judicial ou administrativa, pelo qual o réu ou o interessado é chamado a juízo, através do oficial de justiça, ou pessoa indicada pela autoridade, com finalidade de sua defesa pessoal.

O documento deve conter a indicação do prazo para apresentação de contestação, nos termos dispostos no artigo 225, inciso VI, do CPC, sob pena de nulidade. E o agravo regimental não provido.

 

Qual é o Prazo para que o Oficial de Justiça cumpra o Mandado de Citação? 

De acordo com o Art. 227: “Quando, por três vezes, o oficial de justiça houver procurado o réu em seu domicílio ou residência, sem o encontrar, deverá, havendo suspeita de ocultação, intimar a qualquer pessoa da família, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltará, a fim de efetuar a citação, na hora que designar.

Art. 228. No dia e hora designados, o oficial de justiça, independentemente de novo despacho, comparecerá ao domicílio ou residência do citando, a fim de realizar a diligência.

  • 1o Se o citando não estiver presente, o oficial de justiça procurará informar-se das razões da ausência, dando por feita a citação, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca.
  • 2o Da certidão da ocorrência, o oficial de justiça deixará contrafé com pessoa da família ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome.

Art. 229. Feita a citação com hora certa, o escrivão enviará ao réu carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo ciência”.

Quando a citação é realizada pelo oficial de justiça, a audiência só será realizada se ambas as partes se manifestarem. O prazo para resposta do réu é de 15 dias, a serem contados a partir da audiência.

 

Certidão Positiva de Mandado de Citação de Execução

O termo é utilizado para informar que o executado foi citado para fazer o pagamento ou apresentar a contestação ao juiz.

 

Mandado de Citação Rito Ordinário

É o momento em que a parte contrária será citada para defender o que foi alegado pelo autor. Caso não seja realizada a contestação, o juiz vai entender como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial.

 

Mandado de Citação e Penhora

O Mandado de Citação e Penhora é um documento redigido e assinado por autoridade judicial, pelo qual o devedor é citado, por meio de oficial de justiça, para efetuar o pagamento de sua dívida em 24 horas, ou citar bens patrimoniais que servem de penhora da mesma dívida. (CPC, Art. 652).

Isso quer dizer que, caso o executado não tenha condições de pagar a sua dívida, terá apreendidos os seus bens materiais para o pagamento da dívida ou da obrigação executada.

 

Modelo de Mandado de Citação em WORD e PDF 

Para ver como funciona o modelo de Mandado de Citação, veja os exemplos que disponibilizamos abaixo para download.

Baixar Arquivo em DOC

Baixar Arquivo em PDF

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.

Siga-nos nas redes sociais. 😉