O Biomédico Perito Criminal é o profissional responsável por analisar crimes e produzir uma lauda técnica com base em seu conhecimento científico. É uma área considerada uma ciência pericial de acordo com o Código de Processo Penal, que garante apoio ao Juízo para dar seu parecer sobre determinados casos que são considerados crimes.

O Perito Criminal com formação em biomedicina possui habilitação para atuar em mais de 40 áreas diferentes. Seu papel é fundamental no que diz respeito às leis relacionadas a crimes no Brasil.

O profissional atuante como perito criminal ou assistente técnico é responsável por coletar dados e informações. Essas amostras são utilizadas como evidências que são elencadas no laudo técnico. Essas informações, todavia, podem ser contestadas pelos assistentes técnicos das partes envolvidas no processo.
Vamos explicar como é a atuação do Biomédico Perito Criminal e como são feitos os exames periciais para a resolução de casos complexos em crimes.

O que faz o biomédico perito criminal?

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o perito criminal atuante desta área tem a responsabilidade de garantir o apoio a diagnósticos em caso de perícias criminais.
Sua atuação é mais comum em casos de análises forenses de amostras biológicas. Por exemplo, esse profissional pode atuar em laboratórios para fazer análise de DNA. Além disso, pode aplicar seus conhecimentos em áreas, como: química, toxicológica e genética.

O seu papel principal é sempre se apropriar da sua bagagem profissional em termos técnicos e científicos de genética e biologia molecular para dar apoio à análise da Justiça.

O Biomédico Perito Criminal – quando nomeado por um juiz – deve elaborar e transcrever um laudo técnico para dar embasamento ao Juiz, visto que este não tem o entendimento da área. Ele deve levar em consideração os apontamentos feitos pelos assistentes técnicos, que são indicados pelos advogados das partes envolvidas no processo para ter um parecer concreto sobre o relatório antes da entrega para o judiciário.

Quanto ganha o biomédico perito criminal?

O salário médio de um Perito Criminal depende muito da sua área de atuação. O Biomédico Perito Criminal, por exemplo, pode ter uma média salarial que chegue a R$ 6.000,00 em seu início de carreira. É uma base equiparada ao do Perito Criminal Farmacêutico, que atende uma demanda similar.

Quando esse profissional assume a posição de Perito Judicial, atendendo a demanda de um processo por parte do Juízo, seu salário vai depender dos honorários que serão destinados ao seu trabalho. Neste caso, há uma variação de suas atividades periciais, que são classificadas da seguinte maneira:

  • Grande complexidade;
  • Razão de responsabilidade ;
  • Formação especializada para atuar no cargo.

Além disso, é importante lembrar que o Perito Judicial sempre vai receber seu pagamento após a entrega do laudo técnico para o juiz, conforme abaixo:

  • O Perito Judicial é nomeado e intimado pelo juiz para apresentar sua proposta de honorários.
  • O início da análise pericial desse profissional se dá após o pagamento de honorários à justiça.
  • Ao entregar o laudo técnico para o juiz, o Perito Judicial recebe a quantia depositada.

O pagamento integral dos honorários deve ser feito antes do início da perícia diretamente na conta da justiça, que irá aprovar a proposta com o perito.

O papel do perito assistente técnico com especialização em biomedicina, por outro lado, recebe seu pagamento conforme o acordo fechado entre os advogados defensores das partes envolvidas. Lembrando que sua função é apresentar questões que são contraditórias quando identificadas no laudo técnico pericial.

Como seguir carreira sendo biomédico perito criminal?

Para seguir carreira como Biomédico Perito Criminal não é necessário ter uma habilitação registrada no Conselho Federal. Porém, é importante possuir formação nas áreas de biomedicina e ser também registrado no Conselho Regional de Biomedicina.

Além disso, caso tenha a graduação na profissão, é fundamental fazer cursos de especialização relacionados à área. É uma maneira complementar de enriquecer a bagagem profissional do perito criminal que vai atuar na área de análise de biomedicina.

O Biomédico Perito Criminal é hoje uma das áreas de saúde com mais vagas no mercado, com uma abertura muito grande para ingressar como perito criminal.
Esse profissional pode trabalhar diretamente nas seguintes áreas:

Perícias de química forense: responsável por analisar e comprovar a identificação genética em humanos, animais e plantas.

Perícias em genética forense: vai atuar na área de criminalística ambiental, tendo como função realizar exames e laudos técnicos em crimes relacionados ao meio ambiente.

Perícias em locais de crime: vai analisar, coletar e examinar vestígios em cenas de crime, muitas vezes realizados em laboratórios.

Além disso, o Biomédico Perito Criminal pode atuar na análise e identificação veicular, crimes contra pessoas, crimes contra o patrimônio, balística, laboratórios de química e biologia, entre outros setores.

– – – – – – – – – – –

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos ou mande novas sugestões, pois ficaremos felizes em escrever novos conteúdos para você.